Nesse post explicarei de forma resumida o que é o raspberry e seus principais atrativos, limites e projetos.
O que é o Raspberry?
Vamos entender o que é o raspberry sem detalhes técnicos, trata-se de um mini computador completo que custa em torno de 250-500 reais dependendo do modelo. Simples não é mesmo?
Os Atrativos
Os motivos variam conforme sua necessidade, mas além de ser um computador muito pequeno e barato, ele já possui integrado:
- Blutooth;
- WIFI;
- HDMI;
- Conectores para Sensores e Motores ( entre outras coisas );
Desta forma, é possível criar desde uma central de sensores de temperatura e umidade controlando o ar condicionado até um robô que verifique seu jardim e cuide sozinho dele. As possibilidades são infinitas!
Porem nem tudo são flores no mundo do desenvolvimento de sistemas e isso não é diferente com o Raspberry Pi. Aprendi muito com o uso dessa tecnologia em meus últimos projetos.
Ela tem limites
Vídeo: Um dos limites mais claros que encontrei foi o de vídeo, o modelo que trabalho até o momento deste post é o Raspberry Pi 3B+, que é bem poderoso em relação a seus antecessores, mas ainda não consegue rodar vídeos e jogos tão facilmente quanto um computador.
Processamento e Memória: O raspberry não é capaz de fazer processamentos muito pesados, o que é de se esperar de um computador de menos de mil reais.
Caso seu projeto tenha uma conexão confiável com a internet e não necessite de respostas extremamente rápidas, isso é facilmente contornado com o uso de APIs para processamento externo, ou seja, você envia as informações para serem processadas em um servidor.
Foi lançado recentemente o modelo 4, que traz muitas melhorias nesse quesito, mas ainda é um computador de menos de mil reais.
Projetos de Exemplo
Chegou a hora dos olhos brilharem, de ver o que pode ser feito com essa tecnologia. Segue abaixo alguns dos projetos que mais gosto: